formas musicais clássicas básicas
Qui Jun 15, 2023 1:36 am
Estudo:
[em geral é um pedacinho curto que vai se repetir em toda a canção]
Tristesse
Rondó:
[um pedaço principal repetido inúmeras vezes]
Fur Elise
Tema e variação:
[um pedaço completo (tema) seguido por esse mesmo pedaço transformado inúmeras vezes (variações)]
Sakura Sakura
32 variações em Dó menor
Enigma Variations
bônus:
[o que e como se repete aqui?]
Near Theme:
Revoada - Quinteto Armorial:
Outros exemplos:
Noturno, fantasia, ricercare, valsa, polca, poema sinfônico etc..
A composição de uma música passa pelo momento de decidir sua forma e como trabalhar a ideia poética a partir dessa forma. Mais ou menos como se, ao decidir uma ideia, escolhesse entre tratá-la como uma investigação detetivesca, um drama melódico, uma comédia, uma fábula no estilo de Esopo ou renovada etc.. Dada uma mesma matéria inicial (ex.: "eu quero representar o problema em as pessoas não notarem a profundidade das coisas") eu posso adaptá-la conforme os meios expressivos que achar mais conveniente.
Material de apoio:
-- [url=Cursinho rápido de formas musicais da UNESP]https://www.youtube.com/playlist?list=PLdY4sOsWnMgkT6ps_l2glfpRmATqymh92[/url]
-- O Ouvido Pensante, de Murray Schaffer (são exercícios de percepção musical/sonora)
[em geral é um pedacinho curto que vai se repetir em toda a canção]
Tristesse
Rondó:
[um pedaço principal repetido inúmeras vezes]
Fur Elise
Tema e variação:
[um pedaço completo (tema) seguido por esse mesmo pedaço transformado inúmeras vezes (variações)]
Sakura Sakura
32 variações em Dó menor
Enigma Variations
bônus:
[o que e como se repete aqui?]
Near Theme:
Revoada - Quinteto Armorial:
Outros exemplos:
Noturno, fantasia, ricercare, valsa, polca, poema sinfônico etc..
A composição de uma música passa pelo momento de decidir sua forma e como trabalhar a ideia poética a partir dessa forma. Mais ou menos como se, ao decidir uma ideia, escolhesse entre tratá-la como uma investigação detetivesca, um drama melódico, uma comédia, uma fábula no estilo de Esopo ou renovada etc.. Dada uma mesma matéria inicial (ex.: "eu quero representar o problema em as pessoas não notarem a profundidade das coisas") eu posso adaptá-la conforme os meios expressivos que achar mais conveniente.
Material de apoio:
-- [url=Cursinho rápido de formas musicais da UNESP]https://www.youtube.com/playlist?list=PLdY4sOsWnMgkT6ps_l2glfpRmATqymh92[/url]
-- O Ouvido Pensante, de Murray Schaffer (são exercícios de percepção musical/sonora)
Igor e freemo gostam desta mensagem
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos